Triângulo das Bermudas

 

Caros leitores,

Enquanto discutimos a evolução em vários setores, com tecnologias e conceitos inovadores, contrasta ver a triste realidade do trânsito rodoviário no Brasil.

Em 2019, o DPVAT registrou mais de 350 mil indenizações e 40 mil mortes por acidentes de trânsito. Número que cresceu 8% comparado a 2018. Colocando os acidentes de trânsito entre as 10 principais causas de mortalidade no país.

Na atividade de transporte, um recente estudo britânico da Joint Cargo Commmittee considerou o Brasil como o 6º país mais perigoso do mundo para se transportar carga. E se retirarmos da lista os países em zonas de conflito (Síria, Afeganistão, Iraque e outros), ficaríamos em segundo lugar.

O tema, ainda que noticiado esparsamente pela mídia e pelo governo, certamente não recebe a necessária atenção, considerando que os números médios de mortes e de roubos se repetem ano após ano.

Assombra o tratamento de razoável normalidade que os arredores da maior cidade brasileira seja um verdadeiro ‘’Triângulo das Bermudas’’ das transportadoras, onde diariamente perdem-se os sinais de GPS e caminhões misteriosamente desaparecem.

A solução é complexa, envolve infraestrutura, tecnologia, segurança pública, educação e muita vontade (privada e pública).

Criticar é fácil. Agir, nem tanto.

Por isso, aqui na Madalozzo, acreditamos que devemos ser ativos no combate das mazelas da sociedade.

Inauguramos em janeiro de 2020 um departamento dedicado a levar conscientização e boas práticas de gestão de risco, com objetivo de reduzir acidentes e roubos. Batizado de ‘’Prevenção & Soluções’’, é um serviço gratuito e ofertado a todos os clientes Madalozzo que se interessem por um trânsito mais seguro e um transporte de carga mais eficiente.

Se o governo é o espelho da sociedade, não podemos esperar deles o que não vier da iniciativa popular. Cabendo a todos, dentro da capacidade de cada um, criar iniciativas para mudarmos este cenário.

Devemos aproveitar esse positivo ambiente de inovações e discussões, que nos permite criar vacinas em tempo recorde, renda mínima para todos e a proteção da fauna e flora, para darmos a mesma importância ao grito silencioso das estradas brasileiras.

Excelente semana,

Abs,

Lucas M.

Comente. Curta.

Compartilhar: